Dúvidas frequentes

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O que é Franquia?

Esse modelo se caracteriza pela existência de um contrato, no qual uma empresa, detentora de uma Marca ou patente (denominada Franqueadora), utiliza o sistema de Franquias para expandir seus negócios, concedendo a outros (Franqueados) o direito de uso de sua Marca ou patente e de exploração comercial do que tiver sido desenvolvido ou testado por ela. Para reproduzir corretamente o modelo e se beneficiar de um negócio experimentado e bem sucedido, o Franqueado deverá receber orientação para a instalação e operação da unidade franqueada, mantendo o padrão exigido e remunerando a Franqueadora pela concessão dos direitos e pela transferência desses conhecimentos.

Pode-se dizer, então, que Franquia é um tipo de estratégia empresarial que distribui e comercializa produtos e serviços. O modelo é regido por um contrato em que uma empresa, detentora da Marca, concede aos Franqueados o direito de utilizá-la. Para que o Franqueado reproduza com fidelidade o modelo do negócio, ele recebe a orientação suficiente, seja através dos manuais ou de treinamentos para a instalação da Franquia e o começo da operação de sua unidade. O padrão deve ser mantido, ao passo que a Franqueadora receberá uma remuneração pela concessão dos direitos e conhecimentos que forem passados.

No modelo de Franquias, a Marca tem uma expansão rápida e o fator de maior importância é a sua própria ramificação.
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Qual a relação de obrigações entre a Franqueadora e o Franqueado?

Primeiramente é preciso entender:

  • 1. Franqueadora/Franqueador: aquele que detém a Marca, a tecnologia, a patente e os conhecimentos específicos do negócio, e que os disponibiliza, parcial ou totalmente, mediante sistema de Franquia, para o Franqueado.

  • 2. Franqueado: aquele que aceita utilizar, mediante remuneração, a oferta específica da Franqueadora para utilizá-lo em seu negócio próprio.

Numa relação de Franquia, de um lado a Franqueadora e do outro o Franqueado, ambos têm direitos e obrigações que devem ser cumpridas. Um negócio para dar certo precisa do empenho constante entre as duas partes, pois é o conjunto de esforços que leva ao sucesso de uma operação. Vamos lá... o Franqueado deve saber que esta ingressando num modelo de negócio pronto e testado, e portanto, precisa obedecer as regras da Franquia no que diz respeito aos padrões visuais, mix de produtos e aplicação do treinamento oferecido. Numa Franquia e é preciso seguir à risca todo método e operação da Marca. O Franqueado terá que pagar algumas taxas obrigatórias: uma no ato da assinatura do Contrato, chamada de Taxa de Franquia, e mais duas mensais que são: o Royalties e a Taxa de Propaganda. Outro importante ponto, é que os Franqueados devem estar à frente das Franquias, administrando pontualmente seu negócio. Não cabe uma relação apenas de investidor. As Franqueadoras repassarão todo o know-how do negócio através de programas de treinamentos e suportes contínuos como consultorias de campo, desenvolvimentos ou melhorias de produtos, busca de melhores negociações junto aos fornecedores homologados, pesquisas de mercado, métodos mais eficientes, softwares com melhores tecnologias para Rede, entre outros.
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O que é uma consultoria de Franquias?

Uma consultoria de Franquias é, basicamente, uma empresa externa que presta serviço a Redes de Franchising. Sua principal atividade é diagnosticar a situação da Franquia, com o intuito de recomendar mudanças estratégicas, metodológicas e estruturais ao negócio baseando-se nas informações obtidas. Em outras palavras, o grande objetivo de uma consultoria de Franquias é promover a Marca, seja a incluindo no mercado de Franquias ou auxiliando para melhores gestões e isso só é viável porque empresas de consultoria dispõem de experiência e conhecimentos que, freqüentemente, os Franqueados e até mesmo as Franqueadoras não detêm. Sendo assim, uma consultoria é responsável por qualificar tanto os gestores quanto os colaboradores, apresentando a eles qual é o melhor caminho a ser seguido para que o seu negócio se fortaleça no mercado.
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Como funciona a consultoria de Franquias?

A ZANIN, uma consultoria especializada em Franquias, atua em vários segmentos: ela pode preparar a Marca para atuar no Franchising transformando o negócio em Franquia através de um estudo de franqueabilidade (Business Plan), criação de manuais e protegendo os direitos e deveres com os Instrumentos Jurídicos. Ela também pode oferecer a Gestão Compartilhada, auxiliando nas diretrizes e capacitação contínua para um crescimento sólido e sustentável. A consultoria também faz a Expansão da Rede, ou seja, comercializa a Marca com a garantia de processos qualificados. Os consultores também promovem treinamentos, viabilizam palestras, clientes ocultos, enfim, tudo que for necessário para iniciar, gerir ou alavancar a perfornance da Rede.
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Qual é a importância da consultoria de Franquias para o sucesso dos negócios?

Uma Rede de Franquia deve ter a consolidação da Franqueadora junto a uma boa formatação e a dedicação do Franqueado para que os riscos sejam minimizados. Contar com profissionais especializados no assunto, ou seja, contar com a ZANIN, uma consultoria especializada em Franchising, é um ponto muito importante. Em um primeiro momento, a futura Franqueadora pode não estar preparada para lidar com os desafios da formatação de uma Rede. A ZANIN apoia todo o processo com o seu know-how e auxilia na estruturação de todas as atividades e na transformação do negócio em uma Franquia.

A estruturação, expansão do negócio e gestão estão entre os principais serviços que são oferecidos pela consultoria. Nosso trabalho é fundamentalmente necessário para a estruturação adequada da Franquia, já que faz parte dele a análise do segmento no qual a Franquia está inserida, sua viabilidade e como ele poderá se estabelecer de modo estratégico no mercado de Franchising. Em outras palavras, isso significa que uma consultoria de Franquias prestará suporte em todos os processos os quais o negócio tiver necessidade. Além disso, desenvolverá uma análise mais aprofundada que será capaz de propor melhorias e ajustes precisos e estratégicos, facilitando a atuação da empresa no mercado.
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Como transformar meu negócio em Franquias?

O projeto de formatação de um negócio por meio de Franquias envolve: Estudos de Franqueabilidade, Manualização e elaboração dos Instrumentos Jurídicos (Circular de Oferta de Franquia e Contrato). A ZANIN possui uma equipe especializada e com mais de 25 anos de experiência para auxiliá-lo na expansão dos seus negócios com solidez e segurança.
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Por que optar pela formatação de Franquia?

Em determinado momento de um negócio, crescer torna-se quase obrigatório. Um mercado em vasta expansão, novos players e um público cada vez mais abrangente levam muitas vezes o empresário pensar se a melhor forma de expandir o seu negócio seria criando filiais ou Franquias. Quando se abrem filiais, todo o ônus fica a cargo do empresário, e investimentos imobiliários e mobiliários serão necessários. Quando a opção escolhida é franquear, o empresário está dividindo a responsabilidade com um futuro parceiro – e é assim que este novo integrante deve ser considerado. É neste momento que uma boa formatação consolida um excelente desempenho. Uma formatação quando bem executada favorece o alcance dos principais objetivos de uma Rede.

O negócio de Franquias vem crescendo cada vez mais. São diversas as empresas que entenderam que a melhor forma de expandir seus negócios é por meio de um sistema de Franqueados. Porém, realizar a transição de um modelo de administração tradicional para um de Franquias pode não ser tarefa fácil caso o gestor esteja despreparado ou não tenha estudado muito bem o assunto. Existem muitas particularidades que devem ser levadas em consideração para que a Franquia atinja o sucesso almejado, garantindo, assim, a rentabilidade de cada unidade e a blindagem da Franqueadora e do Franqueado. O mercado de Franquias exige conhecimento, capacidade e experiência para montar modelos de negócios que possam lidar com as complexidades de uma Rede.
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Qualquer empresa pode ser transformada em Franquia? Pode ser formatada?

Ao falarmos em Franquia, três aspectos importantes devem ser considerados: sólida formatação do negócio, metodologia comprovada para expandi-lo e ações eficazes para viabilizar o Rede aos futuros interessados. Franquear é um modelo que tem crescido bastante por se tratar de uma poderosa técnica de crescimento e desenvolvimento de negócios em Rede.

Quem deseja formatar o negócio como Franquia, deve avaliar sua franqueabilidade e ficar atento às questões legais e tributárias. É preciso fazer um planejamento minucioso da operação, com transferência de conhecimento desse negócio bem-sucedido à outros empreendedores. Essa transferência de conhecimento se dá principalmente com treinamentos, manuais e consultoria.
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Quais as etapas para formatação de uma Franquia?

1. Business Plan
O objetivo do BP é entender se o modelo de Franquia é o mais indicado para expandir a sua empresa e realizar a distribuição de produtos e serviços da melhor forma possível. Também devem ser definidos os modelos de negócios e quais serão os padrões a serem adotados. Planilhas e índices indicam nesta fase projeções de payback (tempo de retorno), valor estimado para investimento, dimensionamento da equipe, faturamento e lucratividade.

2. Manualização de processos
Uma das maiores qualidades de uma Rede franqueada é a padronização. É essa característica que garante a consistência de atuação, bem como o alinhamento rumo ao sucesso. Para garantir que isso seja possível, a formatação também dá origem a Manuais de Franquia. Eles servem para estabelecer como determinadas atividades devem ser executadas. Eles estabelecem, por exemplo, como são realizados os treinamentos, quais processos precisam ser executados, como os produtos devem ser feitos e vendidos, como a gestão tem que acontecer e assim por diante. Todas as questões relevantes são determinadas pela Franqueadora, que define desde a identidade visual e o modelo de negócio até a maneira de operação. Com isso, há maior segurança para ambos os lados. A formatação de Franquias é crucial para o empreendimento se expandir com segurança. Ao final dessa etapa, há um modelo consolidado.

3.Instrumentos Jurídicos
A formalização da relação da Franquia entre Franqueador e Franqueado ocorre através dos instrumentos jurídicos. Estes documentos são essencialmente a COF – Circular de Oferta de Franquia, o Pré-Contrato de Franquia e o Contrato de Franquia.(Esses documentos são redigidos de acordo com o que determina a Lei 8.955/94).

COF – Circular de Oferta de Franquia.
As leis das Franquias exige a entrega da Circular de Oferta para os interessados, assim este documento é obrigatório. Basicamente é um documento que fornece as informações necessárias para que o potencial Franqueado tome sua decisão sobre entrar ou não na Rede. Ele deve ser desenvolvido pela Franqueadora e descrever todos os aspectos legais do negócio. Deve, ainda, ser claro e conciso, com todas as informações necessárias para que não haja dúvidas por parte do Franqueado de quais são seus direitos e deveres dentro do negócio.

Pré-contrato de Franquia
O Contrato ou o Pré-contrato de Franquia somente deve ser assinado após 10 dias do recebimento da COF. O documento antecede a assinatura do contrato, sendo usado quando o candidato à Franquia ainda é pessoa física, sem empresa constituída.

Contrato de Franquia
Através do contrato de Franquia, toda a expertise e estrutura física da Franqueadora são licenciadas por certo período de tempo ao Franqueado. Em contrapartida, o Franqueado se compromete cumprir todas as obrigações contratuais e replicar em sua unidade franqueada todo o conceito comercial, de gestão e de organização da Franqueadora.
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O que é expansão?

É um modelo de crescimento do negócio através do Franchising. Ao pretender utilizar o Franchising como canal de distribuição para seus produtos e serviços, é recomendável que a Franqueadora analise o seu perfil como empresário e verifique se o seu negócio atende a alguns requisitos básicos, como:

  • Ter capital para investimento, uma vez que não deve esperar que os recursos para a implantação do sistema saiam das vendas de Franquias;
  • Viabilidade econômico-financeira do negócio, para que o Franqueado obtenha o retorno sobre o capital investido em um prazo razoável, de acordo com a média do mercado;
  • Ter o registro da Marca e, havendo produtos desenvolvidos pela Franqueadora, também o registro de suas patentes;
  • ossuir um modelo de negócio testado e bem sucedido, que possua um diferencial competitivo reconhecido no mercado e cujo modelo possa ser padronizado e reproduzido mediante treinamento e utilização de manuais;
  • Ter controle administrativo-financeiro sobre sua própria operação e condições de acompanhar o desempenho dos Franqueados;
  • Saber liderar e dividir responsabilidades e decisões, para estabelecer um bom relacionamento na Rede e o cumprimento às determinações da Franquia.


O preenchimento desses requisitos não torna o negócio uma fórmula de sucesso infalível, mas permite que haja condições essenciais para que o modelo seja reproduzido com maior segurança, tanto para Franqueadoras quanto para Franqueados.
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Por que contratar uma consultoria para fazer a expansão da minha Rede?

Para ser bem sucedida, a expansão das Franquias deve contar com um bom plano de marketing, dar especial atenção à definição do perfil e seleção dos Franqueados que participarão da Rede e, de acordo com o aumento no número de unidades, às readequações que precisarão ser feitas em sua estrutura para que ela mantenha um elevado padrão de atendimento a seus Franqueados.

Para realizar tudo isso é necessário o trabalho de profissionais experientes, uma vez que erros cometidos nessa fase podem comprometer o futuro da Franquia, mesmo que ela represente hoje um modelo de sucesso.

profissionalização do setor de franchising no Brasil impõe aos consultores especializados uma grande responsabilidade na transformação de negócios próprios em Franquias. Um processo de expansão mal planejado coloca em risco não só as unidades franqueadas, mas o próprio negócio da Franqueadora. É a credibilidade da Marca que fica comprometida, além dos prejuízos financeiros que certamente ocorrerão.